Sengés

ALT 623 m, POP 19.267 hab, CURITIBA 270 km

ATRAÇÕES:

Imponente queda de 106m de altura que despenca no Cânion Bonsucesso, na desembocadura do rio Capivari sobre o rio Itararé, com uma linda paisagem ao redor. A cachoeira pode ser vista a partir de um mirante, de onde se pode contemplar a forma de coração do vale e a bela paisagem das formações rochosas. Visitação somente mediante acompanhamento de guias e monitores ambientais. Acesso por uma trilha fácil de 1km (20min). Fica a 22km da cidade.
Também conhecida como Véu da Noiva, é uma das mais bonitas do município. Bela queda formada pelo rio Jaguaricatú com 42m de altura e 30m de largura, formando um poço de águas rasas e uma pequena praia natural com areias finas, ideal para banhos. Acesso por uma trilha fácil de 500m (10min). Fica a 18km da cidade.
Também conhecida como Cachoeira da Cabeceira, é uma queda com aproximadamente 50m, com uma cortina de água de 30m de largura, formada por 2 degraus. Forma um grande poço para banho e uma praia de águas transparentes com areia fina e branca, ideal para crianças. Acesso por uma trilha de 800m rodeada por pinus. Fica a 17km da cidade.
Com 3m de queda e boa piscina natural, é uma das mais procuradas para banho na região. Faz parte da Trilha das Cachoeiras, um percurso de aproximadamente 16Km (ida e volta), cuja trilha acompanha o rio Lajeado Grande (nível moderado). Fica a 28km da cidade.
Com uma altura de cerca de 50m , forma um poço de águas rasas, uma praia natural e uma pequena gruta abaixo de sua queda. Acesso por trilha fácil de aproximadamente 300m. Fica a 17km da cidade.
É o 8º maior cânion do mundo em extensão. São paredões de arenito de 100 a 200m de altura, com vegetação nativa e preservada e uma belíssima visão da região e do rio que segue o seu curso em meio ao exuberante cenário. Acesso por uma trilha fácil de 100m. Fica a 20km da cidade.
Uma nascente de águas puras e cristalinas de cor azul esverdeada e areias branquíssimas em meio a uma área de preservação ambiental. É possível ver o movimento das areias no fundo, onde as águas brotam naturalmente. Visitação somente mediante acompanhamento de guias e monitores ambientais. Fica a 20km da cidade.