Alto Araguaia

ALT 692 m, POP 18.164 hab, CUIABÁ 450 km

ATRAÇÕES:

Com 42m de altura, é considerada uma das maiores do rio Araguaia. Por conta do acesso difícil e do risco de acidentes, é pouco visitada. Para chegar até a cachoeira é necessário acompanhamento de guia. Trilha difícil (400m) feita em parte por dentro de plantações de milho e, próximo à cachoeira, por mata de cerrado margeando o rio Araguaia. Fica a 29km da cidade, pela BR-364, sentido Cuiabá, sendo 6,5km de asfalto e mais 22km em estrada de terra.
  • Cachoeira da Água Emendada 
Deságua no rio Araguaínha e recebeu esse nome porque dois córregos se unem acima da cachoeira antes de formar sua queda. Trilha difícil (400m) através da vegetação de cerrado, margeando o rio. Fica a 66km, acesso pela BR-364, sentido Cuiabá, sendo 40km de asfalto e mais 26km de estrada de terra.
  • Cachoeira da Onça 
Queda de aproximadamente 25m de altura no córrego da Água Emendada. Localizada a 41Km da cidade.
  • Cachoeira das Orquídeas 
Com aproximadamente 30m de altura, é considerada uma das mais belas cachoeiras da região. Sua enorme queda d'água formada pelo córrego Rico está cercada por samambaias, paredões rochosos e uma grande variedade de orquídeas que deram origem ao seu nome. Fica a 46Km do centro da cidade.