Oruro

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 3.697 m, POB 264.943 hab, LA PAZ 234 km

Fundada em 1606, é uma cidade histórica e legendária, que entesoura várias mostras do seu passado esplendoroso ligado principalmente à exploração mineira e ao desenvolvimento comercial que promoveu seu crescimento. Situada no altiplano boliviano, seu nome vem do dialeto “Uru Uru“. A cidade oferece  museus, gastronomia, mercados, cultura mineira e folclore aos visitantes.

ATRAÇÕES:

Curioso monumento da cidade, é um farol sobre uma colina, onde em 1851 a bandeira tricolor do país tremulou pela primeira vez. O local serviu como posto de vigilância para alertar o povo "uru" quanto a chegada de possíveis invasores.

Herrera esq. com La Plata (ao lado da Plaza Avaroa)
Horário: Diariamente, 5h30/0h.
Edifício construído entre 1900 e 1913, pertenceu ao Barão do Estanho e magnata mineiro Simón Patiño. De estilo neoclássico, é composto por salas de estar, de jogos, salão de festas, dormitórios, capela, etc. Seus salões contam com esculturas, pinacoteca colonial e contemporânea, além de móveis ao estilo francês, trazidos da Europa e exposições de taxidermia. Também conta com instrumentos musicais únicos na Bolívia e carroças de época.

Soria Galvarro, 1197
Horário: Diariamente, 8h/18h.
Local a 4.050m de altitude, onde foram encontradas maravilhosas pinturas rupestres, que incluem pavilhões com flamingos, figuras esquemáticas de pastores liderando seus rebanhos, não faltam felinos e a lhama, que tem um lugar de preferência na mitologia andina. Trata-se de uma formação rochosa grande e íngreme, ao pé da qual há uma pequena caverna e uma saliência onde se encontra a arte rupestre também conhecida como "Quellqata" (escrito). Calacala, é um topônimo aimará que significa "região de muitas rochas". Está localizada a 21km da cidade.

ARREDORES:

Machacamarca

ALT 3.703 m, POB 4.820 hab, ORURO 31 km

ATRAÇÃO:

É um dos mais importantes do gênero no país, pois reflete a história ferroviária e mineira boliviana. Expõe locomotivas de diferentes modelos e tamanhos, também a oficina e várias ferramentas utilizadas na manutenção da ferrovia. Destaque para o automóvel Buick modelo 1938, mais conhecido como "Al Capone", utilizado para transportar Simón Patiño pelas localidades da região.

Antiga estação
Horário: Diariamente, 8h/18h.