Perito Moreno

ALT 383 m, POB 4.617 hab, RÍO GALLEGOS 936 km

ATRAÇÕES:

Nascido na Cordilheira dos Andes, no pequeno maciço do Monte Zeballos (2.743m), situado ao sul do Lago Buenos Aires, a princípio, corre para o leste, com o nome de rio Ecker, por 100km. Em seguida, vira para o norte em direção ao rio Deseado através de um magnífico desfiladeiro chamado Valle del Río Pinturas, onde está a famosa Cueva de las Manos, com pinturas rupestres de mais de 10.000 anos de idade. O rio e o cânion tem 150km de extensão. Acesso pela Ruta Nacional 40, a 115km da cidade.
É um sítio arqueológico e de pinturas rupestres que se encontra no profundo Cañadón del Río Pinturas. Seu interesse está na beleza das pinturas rupestres, assim como em sua antiguidade, pois até o momento, as inscrições mais antigas estão datadas de 7.350aC. Se trata de uma das expressões artísticas mais antigas dos povos sul americanos e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As mãos não foram pintadas sobre a rocha, mas estampadas na pedra. Isto significa que aqueles antigos habitantes apoiavam a palma da mão sobre o teto ou parede da caverna e logo a cobriam de pintura. Em tais pinturas se observam figuras que reproduzem elementos relacionados com a vida cotidiana dos tehuelches e seus antecessores, antigos povos caçadores-coletores. A principal caverna está esculpida pela erosão nos altos paredões que acompanham o vale do Alto Río Pinturas. O lugar conta com um Centro de Interpretación e pode ser acessado pela Ruta Nacional 40, a 118km da cidade.
Imponente catarata de cerca de 50m de altura formada por um arroyo que nasce na Meseta del Lago Buenos Aires e, após cruzar a Ruta Nacional 40, deságua no vale do rio Deseado. O maior volume de água ocorre entre os meses de outubro e novembro. Pode ser avistado da Ruta Nacional 40, sentido Gobernador Gregores, a cerca de 15km da cidade.