Coquimbo

ALT 15 m, POB 256.735 hab, LA SERENA 12 km

É uma cidade portuária que faz parte da conurbação da Gran La Serena. Ali se encontram algumas das principais empresas pesqueiras da região. Por outro lado, o comércio marítimo tem forte presença devido à existência do Porto de Coquimbo, local de atracação de navios mercantes e cruzeiros turísticos.

ATRAÇÕES:

É um monumento constituído por 3 colunas que representam a Santíssima Trindade. Sua construção foi iniciada em 1999 e concluída em 2001. A obra é composta por 3 níveis, tem 93m de altura e está 197m acima do nível do mar. É considerado o monumento mais alto da América do Sul. No primeiro nível, possui uma capela e um museu, enquanto no segundo nível há uma praça dedicada à oração. O terceiro nível consiste em um mirante, enquanto o quarto nível são os mirantes localizados nos braços da cruz e que possuem uma coleção de bustos de cardeais chilenos e papas após João Paulo II. Situa-se no Cerro El Vigía.

Juan Pablo II, s/n
Horário: Diariamente, 9h30/18h.
É uma verdadeira relíquia do porto de Coquimbo. Foi construído em 1865, durante a Guerra com a Espanha, na região denominada Punta de Pelícanos. Possui um canhão W.H. Armstrong de 150 libras e 8,5 polegadas, pesando aproximadamente 2.000kg. Do seu mirante pode-se desfrutar de uma vista maravilhosa da baía. É erroneamente associada como local de defesa contra piratas, pois somente no século XIX se tornou uma fortificação.

Camino al Fuerte, 20
Horário: Diariamente, 9h/20h. Gratuito.
Foi criado em homenagem aos numerosos navegantes que incursionaram nestas costas entre 1578 e 1700, entre eles Francis Drake e Bartolomé Sharp. Antigamente, era usado para vigiar a chegada de navios piratas. Tem uma vista maravilhosa da baía de La Herradura e da enseada de Guayacán. Encontra-se no terreno de tráfego veicular da empresa Pesquera San José, porém o acesso é liberado. Pode ser acessado pelo interior de La Pampilla ou por uma porta externa na lateral desta empresa.
Está localizado na parte alta da cidade, na vila de El Faro, de onde se pode apreciar o mar em sua plenitude. Destaca-se pelos mosaicos que circundam a estrada e pelas añañucas que florescem na área. Além disso, possui binóculos que permitem observar a fauna marinha e a passagem de barcos pelo local.