Ilha Comprida

ALT 7 m, POP 11.166 hab, SÃO PAULO 243 km

ATRAÇÕES:

Últimas dunas ainda intocadas do estado, em alguns pontos são usadas como mirante, podendo ocorrer formações de até 10m de altura. Estão localizadas a 32km ao sul do centro, pouco depois da estrada de Pedrinhas. Necessário obter informações no Corpo de Bombeiros porque há um trecho de 4km de tráfego permitido pela praia, sujeito às condições da maré.
Possui uma extensa faixa de areia, com arrebentação das ondas bem distantes da praia, proporcionando um grande espaço de águas tranquilas, ideal para crianças. Conta com uma estrutura de quiosques, chuveiros e a presença de salva vidas. Fica no extremo sul da Ilha, a 99km do centro, com melhor acesso via Cananéia.
Com 2.100m de extensão, essa trilha explora as belezas naturais do extremo sul da Ilha, culminando na Praia da Ponta da Trincheira. Pelo trajeto podem ser observadas a bela flora local, o mar, lindas falésias e existe ainda a possibilidade de se avistar golfinhos no canal de Cananéia.
Uma das vilas caiçaras da Ilha, importante patrimônio cultural do município. Possui um deck de madeira que leva a um passeio pela área de mangue, com belas vistas da paisagem. Está Situada na orla da ilha, do lado do Mar Pequeno, a 34km do centro.