Copiapó

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 383 m, POB 153.937 hab, SANTIAGO 807 km

Com tradição mineira desde as suas origens, é conhecida por ser um oásis onde o deserto floresce e também, por possuir em seu vale a primeira exportação de uvas e passas do país. Junto com Antofagasta e Puerto Natales, é uma das três comunas chilenas que atravessam completamente o país de leste a oeste.

ATRAÇÕES:

Também conhecido como Cerro Chanchoquin, abriga em seu cume uma famosa cruz branca de 9m de altura erigida em 1938 pelo padre franciscano Crisogono de la Sierra, mais conhecido como “Padre Negro". Lá do alto é possível ter uma visão panorâmica da cidade e do vale. Acesso ao lado da Avenida Circunvalación, em frente ao cruzamento com a Calle Manuel Rodríguez.
É um lago de montanha hiper-salgado localizado próximo à fronteira com a Argentina. O nível de suas águas está a 4.350m acima do nível do mar e a Ruta 31-CH contorna sua margem sul. Aparentemente desprovida de vida devido à extrema salinidade de suas águas, que se caracterizam por apresentar uma bela cor verde cerúleo. Ocupa o fundo de um vale profundo, quase circular, rodeado por vulcões sempre cobertos de neve, pertencentes à Cordilheira dos Andes. A fauna da região é muito escassa devido à grande aridez e ao clima extremo. Fica a 261km da cidade e a 20km da fronteira com a Argentina (Paso de San Francisco).
É o mais importante do gênero no país e um dos mais completos do mundo. Possui uma das maiores e mais variadas coleções minerais da América do Sul, com mais de 14.000 exemplares. Exibe amostras de pedras raras, como a proustita, um mineral estranho e sensível à luz que está devidamente protegido e embora sua exposição ao público seja limitada, há uma amostra que pode ser acessada através de lentes especiais que permitem a observação no escuro. Existe também uma amostra pura de prata que preserva todas as suas características originais do mineral e que foi extraída da Mina Chañarcillo. Entre as variedades que podem ser visitadas no estabelecimento está um pedaço de material extraterrestre de 79kg, encontrado no deserto do Atacama.

Colipi, 587
Horário: Segunda a sexta, 9h/13h e 15h/19h. Gratuito.
Foi concebido com a finalidade de proteger o ecossistema altoandino e sua escassa, mas interessante, flora e fauna. O setor norte é formado, principalmente, pelo Salar de Maricunga e pela Laguna Santa Rosa. Nos locais onde emerge a água e nas margens das lagoas, existem alguns prados e bofedales (zonas húmidas) onde a vegetação atinge um pouco de densidade, principalmente gramíneas e coirones. Nas encostas áridas avistam-se pastagens que servem de alimento aos animais. As aves constituem grande parte da fauna do parque e entre elas o flamingo é o que mais se destaca, habitando ali 3 das 6 espécies existentes no mundo. Entre os mamíferos podem ser vistos grupos de guanacos e vicunhas. Fica a 197km da cidade.

Laguna Santa Rosa

Lugar de grande beleza cênica, localizado a 3.700m de altitude. É um corpo d'água hipersalino de superfície localizado próximo ao Paso Internacional de San Francisco. É muito conhecida por sua grande população de flamingos. No lado sul da lagoa, no topo de uma colina contígua, existe um pequeno mirante com informações sobre os morros do setor. O local pode ser acessado apenas por veículos 4x4 ou simplesmente a pé.