Mahdia

CAPITAL DA REGIÃO, ALT 415 m, POP 4.200 hab, GEORGETOWN 498 km

ATRAÇÕES:

O rio despenca verticalmente da escarpa por aproximadamente 60m e continua em uma série de corredeiras até atingir águas mais tranquilas. A cachoeira com aproximadamente 45m de largura, se originou nos arenitos e conglomerados da Formação Roraima. Durante o curso das quedas, o rio muda de direção de leste para norte.
Série de quedas baixas praticamente intocadas, localizadas no Médio Potaro entre Tumatumari, que é considerada Baixa Potaro e Kaieteur Falls, considerada Alta Potaro. A cachoeira que corre sobre as rochas do rio Potaro por 50m. O nome "Amatuk" é uma palavra "Patamuna" e diz-se que deriva de "a'mung tuwuk", que significa quedas secas. Fica a 17km da cidade.
Grande e famosa catarata formada pelo rio Potaro, na região central do país. É considerada uma das mais impressionantes do mundo e a principal atração natural do país. Tem 226m de altura desde sua queda até a primeira arrebentação no penhasco de arenito, sendo 5 vezes mais alta que Niagara Falls (Canadá/Estados Unidos) e 2 vezes mais alta que Victoria Falls (África). A selva ao redor das quedas é praticamente intocada, sem desenvolvimento e nenhuma aldeia próxima, num raio de 80km.
Cachoeira estreita com 193m de altura, formada por um afluente do rio Potaro. De acordo com os povos locais, ela é chamada de Old Man’s Beard (Barba do Velho) pela simples razão de seu imponente salto d'água que despenca por um enorme paredão rochoso se assemelhar à barba de um velho. Na época das chuvas, quando a névoa de vapor sobe, acaba acentuando ainda mais a semelhança de uma barba. Está situada numa área chamada de Tukeit, que na língua indígena Patamona significa “beija-flor”, ao fundo de Kaieteur Falls.