Caruaru

ALT 545 m, POP 402.290 hab, RECIFE 138 km

A mais populosa cidade do interior pernambucano, exerce um importante papel centralizador no Agreste e no interior do Estado de Pernambuco, concentrando o principal pólo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico da região. A famosa Feira de Caruaru, é conhecida por ser uma das maiores feiras ao ar livre do Brasil e por ter sido tombada como patrimônio imaterial do país.

ATRAÇÕES:

Construída em 1959, foi a residência onde viveu o mais famoso artesão de Caruaru. Incorporada ao patrimônio municipal, guarda o melhor de sua criação e expõe objetos de uso pessoal do artista, móveis e utensílios, ferramentas de trabalho, fotos, instrumentos musicais e outros.

Rua Mestre Vitalino, 447 - Alto do Moura
Horário: Terça a domingo, 8h/12h e 14h30/17h. R$2.
Considerada uma das maiores feiras ao ar livre do país, onde são vendidos produtos dos mais diversos tipos, desde frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, como roupas, calçados, bolsas, panelas, utensílios de cozinha, móveis, animais, ferragens, rádios, artigos eletrônicos e importados.

Av. Lourival José da Silva, 592 - Petrópolis
Horário: Segunda 0h/17h, terça a sexta 5h/17h.
Com 630 metros de altitude, o morro das antenas é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. A partir de seus mirantes, tem-se uma bela vista panorâmica de Caruaru. Acesso de carro pela Travessa Mato Grosso ou a pé pela escadaria na Rua Bem Amada Quitéria.
Conta a história da antiga fábrica fundada em 1935, que foi impulsionadora da economia local. Seu acervo é composto por maquinário utilizado na confecção do tecido, como metradeira, fiadeira, carretilhas, bobinas, entre outros, além do mobiliário da sala do presidente da fábrica. Painéis explicativos mostram a trajetória da fábrica, de seu fundador e do processo de retirada da fibra do caroá. Também podem ser vistos a planta do caroá e amostras da fibra.

Rua Agnelo Dias Vidal - Nossa Sra. das Dores (Espaço Cultural Tancredo Neves)
Horário: Terça a sábado 9h/17h e domingo 9h/13h.
Criado pelo cordelista caruaruense Olegário Fernandes, este pequeno museu exibe cordéis que contam a história do homem nordestino e também máquinas de xilogravura e linogravura, instrumentos que ainda são muito utilizados pelos artistas locais.

Av. Lourival José da Silva, 140-160 - Petrópolis (dentro da Feira do Importado)
Horário: Segunda a sexta 8h/16h, sábado 8h/14h.