Óbidos

ALT 46 m, POP 55.271 hab, BELÉM 1.455 km

Teve origem em 1697 com a construção do Forte Pauxis como ponto estratégico de defesa da coroa portuguesa. Preserva um centro histórico com casarões, sobrados, igrejas e a Praça de Sant’Ana, o que lhe confere a reputação de ser a cidade mais portuguesa do Estado do Pará.

ATRAÇÕES:

Bela queda d'água com aproximadamente 7,5 metros de altura, formando uma grande piscina natural de águas cristalinas e esverdeadas. Acesso difícil por uma trilha pela floresta amazônica, com cerca de 3km. Acesso pela Rodovia PA-254 sentido a Oriximiná, distância aproximada de 150km da cidade de Óbidos.
Foi construído inicialmente em 1697 sobre uma ribanceira estrategicamente posicionada na margem esquerda do rio Amazonas. Em 1854 foi reconstruído em pedra, tornando-se um marco da soberania portuguesa na região e referência na formação urbana de Óbidos. Atualmente, encontra-se tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico, junto com 13 canhões originais preservados no local. Fica no centro histórico, com vista direta para o rio Amazonas. Acesso pela travessa Coracy Nunes.