Georgetown

CAPITAL DO PAÍS, ALT 1 m, POP 235.017 hab, BRASÍLIA 4.814 km

Fundada em 1781 por britânicos, foi tomada pelos franceses em 1784, chegando a controle holandês em 1784, quando foi chamada de Stabroek. Depois de rotomada pelos britânicos permaneceu como capital da Guiana Britânica até sua independência, em 1966, quando tornou-se a capital do país. Maior centro urbano do país, foi apelidada de “Cidade Jardim do Caribe“. Situa-se na costa do Oceano Atlântico, na foz do rio Demerara. Além de ser um centro administrativo e de varejo, também serve como centro de serviços financeiros. É repleta de ruas e avenidas arborizadas e apresenta vários canais que providenciam drenagem, já que está assentada abaixo do nível do mar. Tem um clima quente de floresta tropical durante todo o ano. É servida pelo Cheddi Jagan International Airport, localizado a 41 km ao sul da cidade, que é o mais importante do país.

ATRAÇÕES:

Ponte flutuante de 1.851m de extensão, pedagiada, que cruza o rio Demerara conectando a região de Demerara-Mahaica com as Ilhas Essequibo, na região Demerara Ocidental. Possui um passeio para pedestres e uma seção elevada que permite que pequenos navios passem por baixo. Foi projetada para durar apenas 10 anos, mas ainda continua firme. O pedágio é cobrado apenas em um sentido.
Inaugurado em 1868, possui um acervo de flora e fauna, pedras preciosas encontradas pelo país, achados arqueológicos e exemplares do artesanato ameríndio. Muitos dos artefatos estão lá há mais de 50 anos. Existem também versões em miniatura dos ferry boats do Transport and Harbours Department. Em exposição também está o veículo PR1, usado pelo Primeiro Ministro Dr. Ptolomeu Reid, durante sua gestão.

North Road
Horário: Segunda a sexta 9h/16h30, sábado 9h/14h30.
Uma das áreas de lazer mais populares da cidade, o Botanical Gardens (Jardim Botânico) abriga uma das mais extensas coleções de flora tropical do Caribe e é formado por lagos, canais, pontes de contato e um coreto. Seus jardins têm uma grande variedade de flores tropicais e uma das melhores coleções de palmeiras, além de lindos lírios, uma vasta coleção de lótus e a imensa Victoria Regia Lily, a flor nacional da Guiana. Funcionando desde 1952, o Guyana Zoo (Zoológico da Guiana) está localizado dentro do Jardim Botânico e exibe uma variedade das espécies mais impressionantes do mundo de flora e fauna nativas das grandes florestas tropicais virgens da Guiana. Alguns representantes desses grupos incluem: onça-pintada, puma, anta, ariranha, macaco saki de cara branca, macaco-prego, peixes-boi, águias e falcões, papagaios, tucanos, corujas, cascavéis, jacarés, sucuris e tartarugas.

Lama Ave
Horário: Diariamente, 9h/17h.
Construído em 1855 depois que uma enchente, é um paredão de cerca de 450km que percorre grande parte da costa do país e toda a costa da capital. Protege assentamentos nas áreas costeiras da Guiana, a maioria das quais se encontram abaixo do nível do mar na maré alta.
Maior mercado da cidade, está instalado em uma estrutura de ferro e aço com uma proeminente torre do relógio. Foi projetado e construído pela Edgemoor Iron Company de Delaware (EUA) durante o período de 1880-1881. Abriga uma grande variedade de itens à venda em uma área de cerca de 7.000m². Embora o estilo arquitetônico seja evasivo, a estrutura de ferro e a torre do relógio são uma reminiscência da era vitoriana da Grã-Bretanha. Suas barracas costumam ser misturadas de forma aleatória e vendem de tudo, desde produtos frescos a joias, eletrônicos, livros, sapatos e até pássaros vivos.

Water St
Horário: Segunda a sábado 7h/18h, domingo 24h.